SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial.Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.247-261. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(17).

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva foi estabelecida em 2008. Desde então, é cada vez maior a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação no ensino comum. Como está ocorrendo esse processo? De que modo estão se concretizando os princípios e determinações dos documentos norteadores da educação inclusiva? Em busca de respostas para essas questões realizamos uma pesquisa sobre educação básica e inclusão nas cinco regiões brasileiras. Os dados iniciais foram colhidos por meio de levantamento junto a 1200 professores e, na segunda etapa, foi realizado um estudo de campo com observação direta de atividades e entrevistas com profissionais, com professores das Salas de Recursos Multifuncionais e com gestores de 15 escolas das cinco regiões brasileiras. Os resultados indicam que ainda é grande o desafio de avançar para além do direito ao acesso e efetivar práticas educacionais voltadas para as especificidades dos alunos que não atendem os padrões de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos.

Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )