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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARDOSO, Roberta Muriel  e  DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.263-273. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(18).

A importância da avaliação para garantir a qualidade em educação é consenso no setor educacional, tarefa prevista na legislação e necessária para o direito de atuação da livre iniciativa na educação superior. No Brasil, a avaliação deveria ser conduzida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/04. No entanto, é fundamental acompanhar a implantação deste Sistema, observando os atuais processos de regulação das Instituições de Ensino Superior e seus cursos, buscando discutir se o SINAES é um sistema implantado conforme sua concepção ou se estaria ameaçado por operações de fiscalização e controle por parte do Estado regulador.

Palavras-chave : Avaliação; Educação Superior; Regulação.

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