SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O audiovisual no ensino em ambientes virtuais: dos videogramas à cultura participativaJuventude, gadgets e educação: reflexões contempo râneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BORGES, Barbara  e  ROGER, Kerstin. Aprendizado ao longo da vida como uma forma de bem-estar e envelhecimento saudável. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.35-46. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(03).

Quando nascemos, recebemos um 'script' dizendo como será a nossa vida. Nascer, brincar, ir para a escolar, para a Universidade, começar a trabalhar, casar, ter filhos, netos e se aposentar. E depois da aposentadoria? Ninguém nos ensinou o que fazer nos próximos 20, 30, 40 anos de nossa existência. Neste cenário, a educação tem um papel importante para manter os idosos como membros ativos da sociedade, melhorando sua qualidade de vida. Este artigo explora a importância de programas educacionais para idosos; descreve alguns desses programas; e discute a importância e necessidade para o planejamento destes programas educacionais, de acordo com o público-alvo, suas necessidades e desejos. Finalmente, este artigo oferece algumas recomendações e conclusões sobre a educação de idosos, de acordo com a literatura existente.

Palavras-chave : Aprendizagem ao longo da Vida; Educação para Idosos; Programas educacionais para Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )