SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Lifelong learning as a source of well-being and suc cessful agingContexts of technological and pedagogical appropri ation of laptop in the practice of teachers in training at the UCA Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SOARES, Maria Lúcia de Amorim; NOGUEIRA, Eliete Jussara  and  PETARNELLA, Leandro. Juventude, gadgets e educação: reflexões contempo râneas. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.47-57. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(04).

A proposição que orienta as reflexões deste trabalho é a de que existem valores sociais centrais na contemporaneidade - influenciados pelo imaginário de ser jovem - que são facilitados com uso de novas tecnologias voltadas para a comunicação. Para além de seu caráter utilitário implícito na troca de informações, esses objetos - os gadgets, propiciam outro, o simbólico, que permeia as ideias de conectividade e de socialidade. Entretanto, no mundo universitário e acadêmico, adepto, geralmente, do processo conservador e positivista que tem na hierarquia o seu pilar maior de sustentação, as palavras Juventude, Gadget e Educação são gerúndios: estão sempre iniciando, crescendo, aprendendo, concluindo, escolhendo, esperando, entre outros. Nada parece habitar o presente, seus tempos são o futuro.

Keywords : Contemporâneo; Educação; Juventude.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )