SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Aprendizado ao longo da vida como uma forma de bem-estar e envelhecimento saudávelContextos de apropriação tecnológica e pedagógica do laptop na prática de professores em formação no Projeto UCA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SOARES, Maria Lúcia de Amorim; NOGUEIRA, Eliete Jussara  e  PETARNELLA, Leandro. Juventude, gadgets e educação: reflexões contempo râneas. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.47-57. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(04).

A proposição que orienta as reflexões deste trabalho é a de que existem valores sociais centrais na contemporaneidade - influenciados pelo imaginário de ser jovem - que são facilitados com uso de novas tecnologias voltadas para a comunicação. Para além de seu caráter utilitário implícito na troca de informações, esses objetos - os gadgets, propiciam outro, o simbólico, que permeia as ideias de conectividade e de socialidade. Entretanto, no mundo universitário e acadêmico, adepto, geralmente, do processo conservador e positivista que tem na hierarquia o seu pilar maior de sustentação, as palavras Juventude, Gadget e Educação são gerúndios: estão sempre iniciando, crescendo, aprendendo, concluindo, escolhendo, esperando, entre outros. Nada parece habitar o presente, seus tempos são o futuro.

Palavras-chave : Contemporâneo; Educação; Juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )