SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Youth, education and gadgets: contemporary reflectionsSome reflections about the concepts of literacy and littering presented by the teachers of childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PANIAGO, Maria Cristina L.  and  GODOI, Kátia. Contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do laptop na prática de professores em formação no Projeto UCA. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.59-67. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(05).

O presente artigo visa analisar dois contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do uso do laptop na prática de professores em formação no Projeto Um Computador por Aluno (UCA). No primeiro contexto, buscamos entender as relações estabelecidas entre professores e o uso do laptop no processo de ensino e aprendizagem e, no segundo contexto, compreender as escolhas que os professores fazem sobre os materiais didáticos digitais. Os dois contextos referem-se a uma escola pública estadual localizada no município de Terenos no Estado de Mato Grosso do Sul e a uma es cola pública municipal localizada no município Campo Limpo Paulista, aproximadamente 60 km da capital do Estado de São Paulo. Esta pesquisa não teve a intenção de comparar os dois contextos, mas evidenciar possíveis aproximações e/ou distanciamentos da prática de professores com o uso do laptop. Os resultados mostram um movimento dos professores nessa apropriação tecnológica e pe dagógica, mostrando disposição, interesse e vontade no enfrentamento dos desafios do Projeto UCA.

Keywords : Apropriação tecnológica e pedagógica do Laptop; Prática de Professores em Formação; Projeto UCA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )