SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Juventude, gadgets e educação: reflexões contempo râneasAlgumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PANIAGO, Maria Cristina L.  e  GODOI, Kátia. Contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do laptop na prática de professores em formação no Projeto UCA. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.59-67. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(05).

O presente artigo visa analisar dois contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do uso do laptop na prática de professores em formação no Projeto Um Computador por Aluno (UCA). No primeiro contexto, buscamos entender as relações estabelecidas entre professores e o uso do laptop no processo de ensino e aprendizagem e, no segundo contexto, compreender as escolhas que os professores fazem sobre os materiais didáticos digitais. Os dois contextos referem-se a uma escola pública estadual localizada no município de Terenos no Estado de Mato Grosso do Sul e a uma es cola pública municipal localizada no município Campo Limpo Paulista, aproximadamente 60 km da capital do Estado de São Paulo. Esta pesquisa não teve a intenção de comparar os dois contextos, mas evidenciar possíveis aproximações e/ou distanciamentos da prática de professores com o uso do laptop. Os resultados mostram um movimento dos professores nessa apropriação tecnológica e pe dagógica, mostrando disposição, interesse e vontade no enfrentamento dos desafios do Projeto UCA.

Palavras-chave : Apropriação tecnológica e pedagógica do Laptop; Prática de Professores em Formação; Projeto UCA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )