SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Contexts of technological and pedagogical appropri ation of laptop in the practice of teachers in training at the UCA ProjectThe objectification on process in social representations of school of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.69-92. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(06).

Neste artigo objetivamos analisar conceitos de alfabetização e letramento apresentados por profes soras de educação infantil. Apresentamos algumas reflexões acerca da apropriação da linguagem escrita, destacando a relação entre os processos de alfabetização e letramento compreendendo-os, respectivamente como: aprendizagem de habilidades necessárias para os atos de ler e escrever; estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. Tais reflexões fundamentaram a análise dos conceitos apresentados por professoras de educação infantil. Por fim, consideramos ser também papel da educação infantil enriquecer o processo de letramento das crianças e estimular sua alfabetização, de acordo com as possibilidades e limites desse nível de escolaridade. Isso requer reconhecer que tais processos são indissociáveis e interdependentes, porém distintos. Essa conclusão transportou-nos para a necessidade de repensar a formação inicial e continuada de professores.

Keywords : Alfabetização; Letramento; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )