SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do laptop na prática de professores em formação no Projeto UCAO processo de objetivação nas representações sociais de escola para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.69-92. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(06).

Neste artigo objetivamos analisar conceitos de alfabetização e letramento apresentados por profes soras de educação infantil. Apresentamos algumas reflexões acerca da apropriação da linguagem escrita, destacando a relação entre os processos de alfabetização e letramento compreendendo-os, respectivamente como: aprendizagem de habilidades necessárias para os atos de ler e escrever; estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. Tais reflexões fundamentaram a análise dos conceitos apresentados por professoras de educação infantil. Por fim, consideramos ser também papel da educação infantil enriquecer o processo de letramento das crianças e estimular sua alfabetização, de acordo com as possibilidades e limites desse nível de escolaridade. Isso requer reconhecer que tais processos são indissociáveis e interdependentes, porém distintos. Essa conclusão transportou-nos para a necessidade de repensar a formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave : Alfabetização; Letramento; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )