SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantilPromoção em saúde e educação sociocomunitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

NOVA, Taynah de Brito Barra  y  MACHADO, Laeda Bezerra. O processo de objetivação nas representações sociais de escola para crianças. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.93-106. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(07).

As representações são explicações da realidade, criadas mediante dois processos: objetivação e ancoragem. Neste artigo, discute-se o processo de objetivação a parti r de uma pesquisa sobre as representações sociais de escola entre crianças. Participaram da investigação 60 crianças de escolas municipais de Recife, PE. A análise de conteúdo guiou a interpretação dos dados, coletados através da entrevista e desenho. Os resultados revelaram no processo de objetivação da representação de escola o mascaramento de alguns elementos e acentuação de outros. O núcleo figurativo dessa representação apresentou duas faces: vida melhor, reservada aos escolarizados, e condição de subalternidade, reservada aos não escolarizados. Para as crianças, a escola está objetivada como fonte de superação das adversidades e reconhecimento social.

Palabras clave : Representações Sociais; Objevação; Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )