SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O processo de objetivação nas representações sociais de escola para criançasEstudo bibliométrico sobre educação do campo para jovens e adultos deficientes. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CAMOSSA, Denise do Amaral  y  CARO, Sueli Maria Pessagno. Promoção em saúde e educação sociocomunitária. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.107-128. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(08).

A saúde é vista não somente como ausência de doenças, mas como uma ação coletiva e política, que deve se preocupar com as práticas preventivas e com a experiência sociocomunitária. O objetivo deste trabalho foi mostrar a contribuição da educação sociocomunitária para a nova visão de promoção em saúde. Desenvolveu-se um levantamento bibliográfico aprofundando o conhecimento e respondendo aos questionamentos específicos da realidade social. As dificuldades referentes ao trabalho em equipe (interdisciplinar) é ainda o reflexo da mudança de um modelo pedagógico centrado em um trabalho linear, institucionalizado, hierárquico, com a utilização de técnicas específicas - fragmentadas, parciais e isoladas - de uma determinada área de formação. O trabalho interdisciplinar (e transdisciplinar) exige mudanças e desafios inerentes à própria convivência social no local de trabalho. A educação sociocomunitária vem promover as relações entre profissionais, e profissionais e destinatários.

Palabras clave : Health Promotion; Interdisciplinary Work; Docio-community Education.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )