SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Promoção em saúde e educação sociocomunitáriaA concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini  y  GONCALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Estudo bibliométrico sobre educação do campo para jovens e adultos deficientes. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.129-149. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(09).

Neste artigo, focalizamos a produção científica acadêmica brasileira sobre a Educação do Campo (EC) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como subsídio para estabelecer a relação com a Educação Especial (EE) visando reconhecer a existência de pesquisas que retratem a preocupação da escolarização de jovens e adultos do campo com deficiência. Do ponto de vista metodológico, o estudo está ancorado na Bibliometria, recurso que permite analisar a produção científica de uma área de conhecimento ou tema específico a ser investigado. A despeito da interface entre EJA, Educação do Campo e Educação Especial estar presente na realidade educacional brasileira, os resultados obtidos indicaram uma lacuna na produção científica nacional haja vista o baixo percentual de trabalhos acadêmicos com esse enfoque.

Palabras clave : Educação Especial; Educação do Campo-EJA; Bibliometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )