SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Bibliometric study on rural education for disabled youth and adults.Non formal education, educational records and orality. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

DORNELES, Claunice Maria  and  PAVAN, Ruth. A concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.151-168. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(10).

Este artigo tem como objetivo contextualizar/historicizar como a sociedade, em cada época, concebe a pessoa com deficiência visual, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Moderna e Contemporânea. Esse processo histórico repercutiu no Brasil, bem como na unidade federada Mato Grosso do Sul. Como resultado da análise histórica, observa-se que há um processo histórico de discriminação. Mas há também um processo histórico de luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual, o que resultou em políticas públicas, incluindo políticas públicas educacionais que vêm possibilitando avanços significativos, como a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas regulares e a implantação das salas de recursos multifuncionais.

Keywords : Deficiência Visual; In/exclusão; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )