SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Estudo bibliométrico sobre educação do campo para jovens e adultos deficientes.Educação não formal, os registros e a oralidade. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

DORNELES, Claunice Maria  e  PAVAN, Ruth. A concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.151-168. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(10).

Este artigo tem como objetivo contextualizar/historicizar como a sociedade, em cada época, concebe a pessoa com deficiência visual, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Moderna e Contemporânea. Esse processo histórico repercutiu no Brasil, bem como na unidade federada Mato Grosso do Sul. Como resultado da análise histórica, observa-se que há um processo histórico de discriminação. Mas há também um processo histórico de luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual, o que resultou em políticas públicas, incluindo políticas públicas educacionais que vêm possibilitando avanços significativos, como a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas regulares e a implantação das salas de recursos multifuncionais.

Palavras-chave : Deficiência Visual; In/exclusão; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )