SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38A concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica.Adolescentes em privação de liberdade na Fundação Casa - Sorocaba, SP: ato infracional e processo educativo. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FERNANDES, Renata Sieiro. Educação não formal, os registros e a oralidade. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.169-182. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(11).

Este artigo trata dos registros feitos por educadores em suas práticas educativas, no campo da Educação não formal como instrumento imprescindível para o exercício da autonomia, da reflexão sobre os fazeres e saberes, constituindo-se em uma educação ao longo do tempo e permanente. É um elemento que congrega memórias e histórias de diferentes sujeitos, dos processos e da própria instituição educativa. Os registros podem envolver diferentes linguagens, como: escrita, imagética e sonora e diferentes suportes, bi e tridimensionais. Os registros das ações educativas fornecem indicadores que permitem pensar em "tecnologias do eu", no sentido de permitir a subjetivação, capacidade que abre espaço para a reflexão e apropriação do fazer docente.

Palavras-chave : Educação Sociocomunitária; Educação não Formal; Registros da prática Educativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )