SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Educação não formal, os registros e a oralidade.A interculturalidade com origem na escola do 'branco' - as contribuições da Educação Física e da Geografia para a temática indígena em sala de aula. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FRANCISCO, Julio Cesar  y  MARTINS, Marcos Francisco. Adolescentes em privação de liberdade na Fundação Casa - Sorocaba, SP: ato infracional e processo educativo. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.183-201. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(12).

O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Entre os objetivos da pesquisa cujos resultados são aqui relatados, está investigar a relação entre o processo de marginalização de 18 adolescentes que se envolveram com atos infracionais e a educação escolar e não escolar vivida por eles na Fundação Casa de Sorocaba, SP. Os resultados da pesquisa permitiram identificar: (i) os motivos que levam adolescentes a se envolverem com atos infracionais; (ii) a relação entre a situação escolar vivida pelos adolescentes e o envolvimento com atos infracionais; (iii) o processo "disciplinar"-educativo vivido pelos adolescentes no interior da Fundação Casa; e (iv) elaboração de um esboço do perfil étnico, escolar, familiar, econômico e infracional de adolescentes em Sorocaba.

Palabras clave : Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Educação na Prisão; Fundação Casa de Sorocaba, SP.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )