SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Adolescent in deprivation of liberty in the Fundação Casa - Sorocaba, SP: illegal act and process education.The Institutional Scholarship Program of Teacher Induction (PIBID) and mathematics teacher education. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FERREIRA, Robson Alex; LIMA, José Milton de; LIMA, Márcia Regina Canhoto de  and  FILHO, José Nunes da Silva. A interculturalidade com origem na escola do 'branco' - as contribuições da Educação Física e da Geografia para a temática indígena em sala de aula. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.203-221. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(13).

Aprender a conviver é um dos grandes desafios que nossa sociedade enfrenta atualmente. Isso ocorre porque grande parte da sociedade ignora as diferenças e busca a hegemonia de determinadas raças e credos. A escola presente nesse meio é o típico retrato da sociedade onde a diversidade é evidente e os valores de respeito devem ser construídos e moldados em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo deste estudo foi mostrar a contribuição da pesquisa-ação por meio das representações sociais de 103 crianças de uma unidade pública de ensino. Para isso essas crianças 'brancas' conviveram com índios Kaingang e Krenak e algumas das tradições da cultura indígena. Ao final, concluiu-se que as representações iniciais dos alunos foram se modificando ao longo de todo o estudo e solidificadas ao final da pesquisa-ação.

Keywords : Interculturalidade; Indígenas; Representação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )