SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Adolescentes em privação de liberdade na Fundação Casa - Sorocaba, SP: ato infracional e processo educativo.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores que ensinam matemática. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FERREIRA, Robson Alex; LIMA, José Milton de; LIMA, Márcia Regina Canhoto de  e  FILHO, José Nunes da Silva. A interculturalidade com origem na escola do 'branco' - as contribuições da Educação Física e da Geografia para a temática indígena em sala de aula. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.203-221. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(13).

Aprender a conviver é um dos grandes desafios que nossa sociedade enfrenta atualmente. Isso ocorre porque grande parte da sociedade ignora as diferenças e busca a hegemonia de determinadas raças e credos. A escola presente nesse meio é o típico retrato da sociedade onde a diversidade é evidente e os valores de respeito devem ser construídos e moldados em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo deste estudo foi mostrar a contribuição da pesquisa-ação por meio das representações sociais de 103 crianças de uma unidade pública de ensino. Para isso essas crianças 'brancas' conviveram com índios Kaingang e Krenak e algumas das tradições da cultura indígena. Ao final, concluiu-se que as representações iniciais dos alunos foram se modificando ao longo de todo o estudo e solidificadas ao final da pesquisa-ação.

Palavras-chave : Interculturalidade; Indígenas; Representação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )