SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38The Institutional Scholarship Program of Teacher Induction (PIBID) and mathematics teacher education.As políticas educacionais no Brasil. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PESSANHA, Eurize Caldas  and  BRITO, Silvia Helena Andrade de. Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.237-250. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(15).

A historiografia sobre Ensino Secundário no Brasil apresenta como sinônimos, educação secundária, ensino secundário e ensino médio. Este artigo problematiza os distintos sentidos e a forma como se constituiu a categoria "ensino secundário", desde sua organização de forma sistemática, primeira metade do século XIX, e a sua consolidação, no século XX. Identificam-se as distintas denominações do ensino secundário e as principais características a elas associadas, em cada momento histórico. Analisam-se as diferentes formas de designação encontradas na legislação brasileira, de 1837 até 1971, e nos estudos e relatórios produzidos no âmbito do governo federal no período. Conclui-se que a definição da identidade do ensino secundário abre questionamentos sobre o caráter de nível intermediário de escolarização, seu desdobramento em etapas e a equiparação com outras modalidades.

Keywords : Ensino Secundário; Educação Secundária; História do Ensino Secundário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )