Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
PESSANHA, Eurize Caldas and BRITO, Silvia Helena Andrade de. Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.237-250. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(15).
A historiografia sobre Ensino Secundário no Brasil apresenta como sinônimos, educação secundária, ensino secundário e ensino médio. Este artigo problematiza os distintos sentidos e a forma como se constituiu a categoria "ensino secundário", desde sua organização de forma sistemática, primeira metade do século XIX, e a sua consolidação, no século XX. Identificam-se as distintas denominações do ensino secundário e as principais características a elas associadas, em cada momento histórico. Analisam-se as diferentes formas de designação encontradas na legislação brasileira, de 1837 até 1971, e nos estudos e relatórios produzidos no âmbito do governo federal no período. Conclui-se que a definição da identidade do ensino secundário abre questionamentos sobre o caráter de nível intermediário de escolarização, seu desdobramento em etapas e a equiparação com outras modalidades.
Keywords : Ensino Secundário; Educação Secundária; História do Ensino Secundário.