SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores que ensinam matemática.As políticas educacionais no Brasil. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PESSANHA, Eurize Caldas  y  BRITO, Silvia Helena Andrade de. Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.237-250. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(15).

A historiografia sobre Ensino Secundário no Brasil apresenta como sinônimos, educação secundária, ensino secundário e ensino médio. Este artigo problematiza os distintos sentidos e a forma como se constituiu a categoria "ensino secundário", desde sua organização de forma sistemática, primeira metade do século XIX, e a sua consolidação, no século XX. Identificam-se as distintas denominações do ensino secundário e as principais características a elas associadas, em cada momento histórico. Analisam-se as diferentes formas de designação encontradas na legislação brasileira, de 1837 até 1971, e nos estudos e relatórios produzidos no âmbito do governo federal no período. Conclui-se que a definição da identidade do ensino secundário abre questionamentos sobre o caráter de nível intermediário de escolarização, seu desdobramento em etapas e a equiparação com outras modalidades.

Palabras clave : Ensino Secundário; Educação Secundária; História do Ensino Secundário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )