SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Middle School or Middle Education? Controversies and singularities in writing its history. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CARMO, Jefferson Carriello do  and  SILVA, Luciana Abdonor Pedroso da. As políticas educacionais no Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.251-260. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(16).

O artigo ora apresentado discorre sobre as investigações acerca das políticas educacionais relacionadas à formação docente para Educação de Jovens e adultos (EJA) no Brasil. Diante dessa temática, elegemos como questão síntese a ser respondida: como se caracterizam e com quais problemas se defrontam as políticas para EJA no Brasil? Para o melhor equacionamento dessa questão, efetuamos um recorte temporal a ser investigado, situado entre o final dos anos 1990 até a presente data. Com essa problemática, objetivamos descrever e analisar as políticas educacionais do Brasil, no que se refere à formação docente na EJA, no contexto das transformações políticas no decorrer da evolução da sociedade e como foi se constituindo a política até tornar-se política educacional. Nesse sentido, com a elaboração e consolidação da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96, a EJA passou a ser reconhecida como modalidade de ensino, bem como as políticas de formação para atuarem na modalidade EJA receberam maior atenção por parte do Estado e da legislação. Para atingir o objetivo proposto, o caminho empírico foi o bibliográfico e descritivo-analítico. O texto com nossos achados está estruturado em duas seções que se complementam: na primeira, descrevemos a educação como política educacional no Brasil e realizamos comentários acerca da participação das Organizações Internacionais (OI's), suas imposições e representações, nas políticas, bem como as suas determinações nos resultados políticos e analisamos a correlação de forças presentes na formulação dessas políticas; na segunda seção, apresentamos discussões acerca das políticas educacionais de formação para a EJA e discutimos a tarefa da LDB nessas políticas, bem como o direito dos jovens e adultos ao ensino e a importância da habilitação docente para atuar na modalidade EJA.

Keywords : Políticas Educacionais; Formação Docente; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )