SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CARMO, Jefferson Carriello do  y  SILVA, Luciana Abdonor Pedroso da. As políticas educacionais no Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.251-260. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(16).

O artigo ora apresentado discorre sobre as investigações acerca das políticas educacionais relacionadas à formação docente para Educação de Jovens e adultos (EJA) no Brasil. Diante dessa temática, elegemos como questão síntese a ser respondida: como se caracterizam e com quais problemas se defrontam as políticas para EJA no Brasil? Para o melhor equacionamento dessa questão, efetuamos um recorte temporal a ser investigado, situado entre o final dos anos 1990 até a presente data. Com essa problemática, objetivamos descrever e analisar as políticas educacionais do Brasil, no que se refere à formação docente na EJA, no contexto das transformações políticas no decorrer da evolução da sociedade e como foi se constituindo a política até tornar-se política educacional. Nesse sentido, com a elaboração e consolidação da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96, a EJA passou a ser reconhecida como modalidade de ensino, bem como as políticas de formação para atuarem na modalidade EJA receberam maior atenção por parte do Estado e da legislação. Para atingir o objetivo proposto, o caminho empírico foi o bibliográfico e descritivo-analítico. O texto com nossos achados está estruturado em duas seções que se complementam: na primeira, descrevemos a educação como política educacional no Brasil e realizamos comentários acerca da participação das Organizações Internacionais (OI's), suas imposições e representações, nas políticas, bem como as suas determinações nos resultados políticos e analisamos a correlação de forças presentes na formulação dessas políticas; na segunda seção, apresentamos discussões acerca das políticas educacionais de formação para a EJA e discutimos a tarefa da LDB nessas políticas, bem como o direito dos jovens e adultos ao ensino e a importância da habilitação docente para atuar na modalidade EJA.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação Docente; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )