SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39From the traditional classroom to the flipped classroom - digital tools for today's classroomsWoman, wife, housewife, educator: subsidies for a reflection on the Mozambican proverbs in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

WHITHER, David B. Classificações e reflexões de estudantes universitários sobre o valor das tecnologias em sua aprendizagem. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.35-62. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(03).

O instrumento de pesquisa "Valor de Mensuração das Tecnologias para a Aprendizagem" (MTVL) foi desenvolvido e implantado para coletar dados sobre o valor que os alunos atribuem a 37 tecnologias específicas e, em alguns casos, aos processos que elas facilitam. Aplicado a estudantes universitários em três locais diferentes na primavera de 2014, os resultados fornecem evidência aos educadores sobre o valor para a aprendizagem dos itens mensurados. Surpreendentemente, "escrever com um processador de texto" foi classificado número 1 de valoração para a aprendizagem (n = 386). A implantação construtivista e didática das tecnologias também foi levantada como um item de valoração para a aprendizagem. Os usos construtivistas com tecnologia foram classificados quatro dos cinco primeiros e a aprendizagem didática a par ti r da tecnologia ocupou quatro classificações entre as 10 primeiras e 8 classificações entre as 15 primeiras, indicando valor a ambos os tipos de uso. Os respondentes indicaram um alto grau de meta-consciência em relação ao valor das tecnologias para a aprendizagem e um grau maior à habilidade de se comunicar e de colaborar via face-a-face comparada à via rede social ou a outras ferramentas online. Os resultados sustentam o uso pedagógico das tecnologias e mostram valor relative das diferentes ferramentas.

Keywords : Tecnologia; Valor; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )