SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Mulher, esposa, doméstica, mãe, educadora: subsídios para uma reflexão sobre os provérbios moçambicanos no contexto escolarCotidiano escolar e formação de competência leitora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da  e  HANKE, Juliana Garcia de Mendonça. Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões sobre a mediação docente. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.73-87. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(06).

O ensino da língua escrita, no Brasil, é ainda um grande desafio para educadores e pesquisadores da área. Ancorados no entendimento de que a aprendizagem da linguagem escrita não é espontânea e deve ser um processo consciente por parte do aluno, o que envolve um ensino sistematizado, e no objetivo de refletir sobre as implicações da mediação docente nesse processo, desenvolvemos uma intervenção pedagógica com um aluno participante de um projeto de extensão voltado ao atendimento de crianças com dificuldades escolares em uma universidade estadual do estado do Paraná. Esse aluno apresentava dificuldades no processo de escolarização e, de modo mais pontual, no processo de alfabetização. O desenvolvimento da proposta contribuiu para a compreensão de que a organização e realização de atividades pedagógicas que ultrapassem a forma mecânica de ensino deve ser o alvo do trabalho docente, como também deve ser alvo desse trabalho o ensino que ultrapasse a crença na forma espontaneísta de aprender.

Palavras-chave : Linguagem Escrita; Alfabetização; Mediação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )