SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Cotidiano escolar e formação de competência leitoraA pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

KRUG, Hugo Norberto; CONCEICAO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Rodrigo de Rosso  e  TELLES, Cassiano. A complexidade da docência nos anos iniciais do ensino fundamental: a percepção dos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.117-136. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(08).

Esta investigação objetivou analisar a complexidade da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na percepção de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), enfatizando o seu papel de professor, os seus sentimentos e os seus desafios. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os participantes foram quinze acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Constatou-se uma realidade educacional complexa e desafiadora para a atuação do acadêmico de Educação Física em situação de ECS nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, decorrente disso, uma variedade de sentimentos, tanto positivos quanto negativos, nos futuros docentes.

Palavras-chave : Educação Física; Formação de Professores; Formação Inicial; Estágio Curricular Supervisionado; Docencia nos Anos Iniciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )