SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The complexity of teaching in the early years of elementary education: the perceptions of academic of Physical Education in situation of SupervisedThe look of the educator on teaching and learning in pedagogy courses in distance education modality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SOUZA, Rodrigo Tarcha Amaral  and  FERNANDES, Renata Sieiro. A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.137-150. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(09).

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado em Educação sobre o entendimento e o desenvolvimento dos princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os professores do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) da Escola Salesiana São José, Campinas, SP. O objetivo deste artigo é apresentar os aspectos metodológicos da pesquisa e a análise sobre a prática docente, buscando interpretar os modos pelos quais são desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nos fazeres dos professores do CPDB. Essa busca permite indagar sobre os procedimentos metodológicos usados a fim de se refletir sobre o grau de fidelidade do projeto e da prática educativa dessa instituição com o ideal proposto pelo fundador Dom Bosco, na Itália do século XIX.

Keywords : Práticas Docentes; Práticas Educacionais; Pedagogia Salesiana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )