SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A complexidade da docência nos anos iniciais do ensino fundamental: a percepção dos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular SupervisionadoO olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SOUZA, Rodrigo Tarcha Amaral  e  FERNANDES, Renata Sieiro. A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.137-150. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(09).

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado em Educação sobre o entendimento e o desenvolvimento dos princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os professores do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) da Escola Salesiana São José, Campinas, SP. O objetivo deste artigo é apresentar os aspectos metodológicos da pesquisa e a análise sobre a prática docente, buscando interpretar os modos pelos quais são desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nos fazeres dos professores do CPDB. Essa busca permite indagar sobre os procedimentos metodológicos usados a fim de se refletir sobre o grau de fidelidade do projeto e da prática educativa dessa instituição com o ideal proposto pelo fundador Dom Bosco, na Itália do século XIX.

Palavras-chave : Práticas Docentes; Práticas Educacionais; Pedagogia Salesiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )