Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
RESENDE, Marilene Ribeiro; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira and VINHAL, Luiz Paulo. O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.151-173. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(10).
Este texto trata de pesquisa que teve o objetivo de investigar as percepções do formador sobre o ensino e a aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia - EaD, considerando o alto crescimento do número de cursos nessa modalidade, no Brasil, neste início do século XXI e os vários questionamentos que sobre eles são levantados. Optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, utilizando levantamento documental e pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário, respondido por 21 professores, e entrevista semiestruturada, realizada com 9 deles, em duas Instituições do Triângulo Mineiro, MG. Pode-se constatar que as percepções dos participantes em relação às aprendizagens são altamente positivas, atribuindo grande responsabilidade ao aluno, ao estabelecer como elementos essenciais para a aprendizagem, a disciplina, o esforço e a persistência. No que respeita às formas de organização do ensino, pode-se inferir, a partir das entrevistas, que a mediação didático-pedagógica - a relação professor-aluno-conhecimento, incluindo diferentes elementos mediadores, carece de cuidados, de pesquisas e de investimentos.
Keywords : Educação a Distância; Ensino e Aprendizagem; Formação de Pedagogos.