SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um estudo de casoA formação do professor de dança: um estudo da licenciatura em Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

RESENDE, Marilene Ribeiro; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira  e  VINHAL, Luiz Paulo. O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.151-173. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(10).

Este texto trata de pesquisa que teve o objetivo de investigar as percepções do formador sobre o ensino e a aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia - EaD, considerando o alto crescimento do número de cursos nessa modalidade, no Brasil, neste início do século XXI e os vários questionamentos que sobre eles são levantados. Optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, utilizando levantamento documental e pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário, respondido por 21 professores, e entrevista semiestruturada, realizada com 9 deles, em duas Instituições do Triângulo Mineiro, MG. Pode-se constatar que as percepções dos participantes em relação às aprendizagens são altamente positivas, atribuindo grande responsabilidade ao aluno, ao estabelecer como elementos essenciais para a aprendizagem, a disciplina, o esforço e a persistência. No que respeita às formas de organização do ensino, pode-se inferir, a partir das entrevistas, que a mediação didático-pedagógica - a relação professor-aluno-conhecimento, incluindo diferentes elementos mediadores, carece de cuidados, de pesquisas e de investimentos.

Palavras-chave : Educação a Distância; Ensino e Aprendizagem; Formação de Pedagogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )