SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The look of the educator on teaching and learning in pedagogy courses in distance education modalityAttitude of teacher teaches, your gesture speak: the dimension ethics in the field of university teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ARAUJO, Christiane  and  REBOLO, Fiavinês. A formação do professor de dança: um estudo da licenciatura em Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.175-197. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(11).

O estudo analisa a formação do professor de dança e o currículo proposto pelo curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) desde a sua implantação, em 2010, até sua reformulação, em 2014. Realizado por meio da análise de documentos (Projeto Pedagógico do Curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS, Atas de reuniões e Matriz Curricular do Curso), apresenta a implantação e a estrutura do curso. Relata as atividades e ações propostas durante os seus quatro primeiros anos de existência e reflete sobre a formação dos professores no âmbito dessa proposta. Traz um breve histórico dos cursos de graduação em dança no país e destaca a importância da formação docente para que o artista possa atuar como professor. Conclui que a Educação e a Arte são campos de conhecimento pelos quais transita o professor de Arte/Dança na escola e que ter o professor bem formado é uma das condições para a melhoria do ensino da Arte nas escolas.

Keywords : Graduação em Dança; Formação Docente; Professores de Artes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )