SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaDA atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ARAUJO, Christiane  e  REBOLO, Fiavinês. A formação do professor de dança: um estudo da licenciatura em Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.175-197. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(11).

O estudo analisa a formação do professor de dança e o currículo proposto pelo curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) desde a sua implantação, em 2010, até sua reformulação, em 2014. Realizado por meio da análise de documentos (Projeto Pedagógico do Curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS, Atas de reuniões e Matriz Curricular do Curso), apresenta a implantação e a estrutura do curso. Relata as atividades e ações propostas durante os seus quatro primeiros anos de existência e reflete sobre a formação dos professores no âmbito dessa proposta. Traz um breve histórico dos cursos de graduação em dança no país e destaca a importância da formação docente para que o artista possa atuar como professor. Conclui que a Educação e a Arte são campos de conhecimento pelos quais transita o professor de Arte/Dança na escola e que ter o professor bem formado é uma das condições para a melhoria do ensino da Arte nas escolas.

Palavras-chave : Graduação em Dança; Formação Docente; Professores de Artes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )