SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A formação do professor de dança: um estudo da licenciatura em Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulFraude acadêmica: estudo comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.199-212. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(12).

Num mundo marcado por inúmeros desafios, dentre eles o desafio da instrumentalização do mundo da vida pela racionalidade técnico/instrumental, a formação acadêmica encontra-se num contexto de crise paradigmática, em que não somente a ideia de verdade e os ideais educacionais entram em crise. A própria razão perde seu status de auto sufi ciente e passa a ser convidada a colocar-se na escuta e no entendimento do "Outro", demandando aos processos formativos, particularmente à formação docente, todo um processo pautado na instituição de relações baseadas no respeito e no "cuidado ético". Por entender que a formação do sujeito ético só é possível mediante processo pedagógico que envolva necessariamente exercícios de reflexão sistemática, conduzida para que os alunos possam integrar a preocupação e a atitude ética durante sua formação, neste ensaio refletimos sobre a dimensão ética da docência como possibilidade de ajudar a aflorar uma radical "sensibilidade ética" entre os professores no seu processo formativo. Afinal, se essa mediação pedagógica faltar na formação docente, poderá não ocorrer o desenvolvimento da sensibilidade ética entre os professores, o que também faltará no seu agir cotidiano nas escolas.

Palabras clave : Ética; Docência Universitária; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )