SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Attitude of teacher teaches, your gesture speak: the dimension ethics in the field of university teachingScientific initiation: an analizis through the epistemolgy of Fleck author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PIMENTA, Maria Alzira de Almeida  and  PIMENTA, Sonia de Almeida. Fraude acadêmica: estudo comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.213-230. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(13).

Este é um estudo comparativo que trata de um tipo de fraude acadêmica, comumente conhecida no Brasil como cola, fila ou pesca e seus efeitos. A cola é entendida como uma estratégia utilizada pelo estudante para simular o domínio de conhecimentos, nas avaliações. Em um estudo com estudantes de universidades das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, foi aplicado um questionário para identificar o uso de cola, em que situações e por que era praticada. Os resultados mostraram que essa prática tem uma incidência significativa, indicando que vem se tornando cada vez mais comum nas universidades. Considerando os resultados obtidos e a importância do trabalho realizado pela universidades, propõe-se que se definam, com urgência, códigos de conduta para mobilizar e orientar os alunos a refletirem sobre as consequências de suas ações e decisões.

Keywords : Estudo Comparativo; Avaliação da Aprendizagem; Fraude Acadêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )