SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitáriaIniciação científica: uma análise a partir da epistemologia de Fleck índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PIMENTA, Maria Alzira de Almeida  y  PIMENTA, Sonia de Almeida. Fraude acadêmica: estudo comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.213-230. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(13).

Este é um estudo comparativo que trata de um tipo de fraude acadêmica, comumente conhecida no Brasil como cola, fila ou pesca e seus efeitos. A cola é entendida como uma estratégia utilizada pelo estudante para simular o domínio de conhecimentos, nas avaliações. Em um estudo com estudantes de universidades das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, foi aplicado um questionário para identificar o uso de cola, em que situações e por que era praticada. Os resultados mostraram que essa prática tem uma incidência significativa, indicando que vem se tornando cada vez mais comum nas universidades. Considerando os resultados obtidos e a importância do trabalho realizado pela universidades, propõe-se que se definam, com urgência, códigos de conduta para mobilizar e orientar os alunos a refletirem sobre as consequências de suas ações e decisões.

Palabras clave : Estudo Comparativo; Avaliação da Aprendizagem; Fraude Acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )