SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Cheating on exams: comparative study between the Northeast and Southeast of BrazilTeaching Manual for the Teacher Training at the Secondary Normal School Amaral Fontoura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SLONGO, Iône Inês Pinsson  and  LORENZETTI, Leonir. Iniciação científica: uma análise a partir da epistemologia de Fleck. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.231-252. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(14).

O estudo relatado teve o objetivo de investigar o modo como professores da graduação inserem os estudantes no universo da pesquisa. As categorias epistemológicas de Fleck (1986; 2010), estilo de pensamento, coletivo de pensamento, círculos esotéricos e exotéricos e circulação intra e intercoletiva de ideias orientaram o estudo. Participaram da pesquisa 88 professores, orientadores de projetos de iniciação científica em cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, em uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário, com foco nas atividades preconizadas pelos professores orientadores. O estudo aponta que os professores dão destaque para as atividades que promovem a apropriação dos aspectos conceituais, da linguagem específica e do método de pesquisa. Estimulam a atuação dos aprendizes em todas as etapas do processo, com ênfase na socialização dos resultados e participação nas atividades dos grupos de pesquisa.

Keywords : Iniciação Científica; Epistemologia de Fleck; Cursos de Graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )