SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Fraude acadêmica: estudo comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do BrasilManual Pedagógico na Formação dos Professorandos da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SLONGO, Iône Inês Pinsson  e  LORENZETTI, Leonir. Iniciação científica: uma análise a partir da epistemologia de Fleck. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.231-252. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(14).

O estudo relatado teve o objetivo de investigar o modo como professores da graduação inserem os estudantes no universo da pesquisa. As categorias epistemológicas de Fleck (1986; 2010), estilo de pensamento, coletivo de pensamento, círculos esotéricos e exotéricos e circulação intra e intercoletiva de ideias orientaram o estudo. Participaram da pesquisa 88 professores, orientadores de projetos de iniciação científica em cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, em uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário, com foco nas atividades preconizadas pelos professores orientadores. O estudo aponta que os professores dão destaque para as atividades que promovem a apropriação dos aspectos conceituais, da linguagem específica e do método de pesquisa. Estimulam a atuação dos aprendizes em todas as etapas do processo, com ênfase na socialização dos resultados e participação nas atividades dos grupos de pesquisa.

Palavras-chave : Iniciação Científica; Epistemologia de Fleck; Cursos de Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )