SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Scientific initiation: an analizis through the epistemolgy of FleckThe consensus in the development process of educational reforms driven globally structured agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Renata de Almeida  and  MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Manual Pedagógico na Formação dos Professorandos da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.253-269. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(15).

Este estudo centra-se na análise de um manual pedagógico amplamente adotado pelos professores da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura, primeira escola para formação de professores primários instalada no ano de 1956, em Maringá, PR. Trata-se do manual intitulado Fundamentos da Educação..., de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que trazia em seu conteúdo determinada concepção de educação, a qual deveria nortear a formação docente e a formação dos alunos das escolas primárias. Os vários manuais produzidos por Fontoura tornaram-se subsidiários das leituras obrigatórias recomendadas para as alunas da referida escola, logo, exerceu notável influência pedagógica no ensino normal maringaense. Por meio da análise do manual em questão, busca-se entender o tipo de leitura disponibilizada para as normalistas à época, bem como o conteúdo desenvolvido pelos professores formadores de professores.

Keywords : Manuais Pedagógicos; Formação de Professores; Amaral Fontoura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )