SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Iniciação científica: uma análise a partir da epistemologia de FleckO consenso no processo de desenvolvimento de reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VIEIRA, Renata de Almeida  y  MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Manual Pedagógico na Formação dos Professorandos da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.253-269. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(15).

Este estudo centra-se na análise de um manual pedagógico amplamente adotado pelos professores da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura, primeira escola para formação de professores primários instalada no ano de 1956, em Maringá, PR. Trata-se do manual intitulado Fundamentos da Educação..., de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que trazia em seu conteúdo determinada concepção de educação, a qual deveria nortear a formação docente e a formação dos alunos das escolas primárias. Os vários manuais produzidos por Fontoura tornaram-se subsidiários das leituras obrigatórias recomendadas para as alunas da referida escola, logo, exerceu notável influência pedagógica no ensino normal maringaense. Por meio da análise do manual em questão, busca-se entender o tipo de leitura disponibilizada para as normalistas à época, bem como o conteúdo desenvolvido pelos professores formadores de professores.

Palabras clave : Manuais Pedagógicos; Formação de Professores; Amaral Fontoura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )