SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The consensus in the development process of educational reforms driven globally structured agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, Flávio Reis  and  ROTHEN, José Carlos. Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.289-310. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(17).

O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.

Keywords : Tecnocracia; Educação; Saint Simon.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )