SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39O consenso no processo de desenvolvimento de reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SANTOS, Flávio Reis  y  ROTHEN, José Carlos. Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.289-310. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(17).

O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.

Palabras clave : Tecnocracia; Educação; Saint Simon.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )