SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40El software libre en la enseñanza obligatoria em cataluña. Un estudio de casosConcepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SOMMERHALDER, Aline; JOLY, Ilza Zenker Leme; SANTOS, Camila Marques dos  y  DUARTE, Camila Tanure. Crianças pequenas fazendo musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativos. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.79-98. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(05).

Este artigo resulta de uma pesquisa que identificou processos educativos presentes nas práticas demusicalização com crianças, tendo como apoio o uso de brinquedos. Realizou-se observação parti-cipante em dois grupos de musicalização com crianças, entre 2 e 3 anos de idade, com registro emdiário de campo. Os resultados permitiram concluir que o processo de musicalização foi enriquecidode forma significativa pelos brinquedos disponibilizados para as crianças. Chocalhos, lenços, cavalosde pau, bichos de pelúcia, fantoches, bonecas de pano, livros de histórias infantis, instrumentos depequena percussão e objetos sonoros incentivaram a participação das crianças em cantos e danças,ampliaram as relações entre crianças e seus pares e crianças e adultos, funcionando como apoioslúdicos colaboradores na acolhida e convivência das crianças, na ampliação de suas interações efortalecimento de vínculos afetivos, sobretudo na promoção de momentos prazerosos, sensíveis emais humanizadores nas práticas de educação musical com crianças.

Palabras clave : Brinquedos; Educação Musical; Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )