SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Crianças pequenas fazendo musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativosMídias digitais e desenvolvimento infantil: para além de rótulos e explicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

GASPARIN, João Luiz. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.99-118. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(06).

O presente artigo tem como finalidade explicitar a concepção de infância e o processo de educação e alfabetização propostos por Comênio. Para viabilizar esse objetivo, a questão investigativa foi assim elaborada: qual a concepção de infância que se encontra nas obras educacionais comenianas e qual o processo de educação e alfabetização nelas proposto para as crianças? A pesquisa se caracterizou como teórico-descritiva. Como resultado do estudo, ficou evidente que Comênio parte do pressuposto filosófico e teológico de que ao homem é possível e necessário ensinar tudo para que se torne verdadeiramente homem, caso contrário será meio-homem: cego, surdo e mudo. A educação é que torna o homem verdadeiro homem. Esta se fará, com muita facilidade, na primeira idade. O modelo da educação da criança é a natureza. Na infância, devem ser lançadas as sementes de toda a educação, pois somente é firme e estável aquilo de que se embebe na primeira idade.

Palavras-chave : Infância; Educação; Processo de Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )