SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós ComênioAs mídias e um ritual cotidiano de leitura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PEIXOTO, Joana  y  NASCIMENTO, Neuvani Ana do. Mídias digitais e desenvolvimento infantil: para além de rótulos e explicações. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.119-138. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(07).

Este artigo apresenta os estudos teóricos que subsidiaram pesquisa de mestrado sobre as formas de uso das mídias digitais por crianças de 4 e 5 anos. Ele contextualiza o objeto da pesquisa no amplo debate acerca das relações das crianças com as mídias digitais, situando o tema pesquisado em diferentes perspectivas teóricas, para, assim, compreendê-la dentro de uma perspectiva histórico cultural. Apresentamos algumas discussões e posicionamentos que têm influenciado as formas de olhar e compreender a criança contemporânea e sua relação com as mídias, partindo de estudos de Postman (1999), Buckingham (2007), Tapscott (1999), Veem e Vrakking (2009) e Prensky (2010), articulando os conhecimentos produzidos por eles com a análise sociológica dos usos e apropriações empreendida por Cardon (2005), Belloni (2010) e Peixoto (2012).

Palabras clave : Tecnologias e Educação; Crianças e Mídias Digitais; Sociologia dos Usos e Apropriações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )