SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Digital media and child development: beyond labels and explanationsBrackets and statements fusion to create senses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ARENA, Adriana Pastorello Buim. As mídias e um ritual cotidiano de leitura. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.139-157. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(08).

Este artigo analisa uma atividade de ensino de leitura de texto e análise de imagem realizada em 2014, em uma escola pública de Paris, França, especificamente em uma sala de CM2, que corresponde ao 5º ano da Educação Básica no Brasil. Baseada nos pressupostos da etnografia, a coleta dos dados ocorreu durante observações realizadas no cotidiano escolar, guiadas pelo objetivo de entender a organização de uma escola francesa e de analisar a presença e utilização de dispositivos digitais no ensino da língua materna. No decorrer da história das civilizações, pode-se constatar um movimento de superação dos suportes de escrita e, em decorrência disso, o surgimento de novas formas de ler e de escrever, que criaram novas competências humanas para pensar o mundo. Nesse contexto, o presente texto analisará uma situação para demonstrar como a rede wi-fi, disponibilizada no interior da escola, possibilita o livre acesso à internet em cada sala de aula, permite ao professor desenvolver atividades significativas no decorrer de sua jornada de ensino, e coloca os alunos em situação real de leitura.

Keywords : Educação na França; Ritual de Leitura; Internet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )