SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Mídias digitais e desenvolvimento infantil: para além de rótulos e explicaçõesA fusão entre suportes e enunciados para a criação de sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ARENA, Adriana Pastorello Buim. As mídias e um ritual cotidiano de leitura. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.139-157. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(08).

Este artigo analisa uma atividade de ensino de leitura de texto e análise de imagem realizada em 2014, em uma escola pública de Paris, França, especificamente em uma sala de CM2, que corresponde ao 5º ano da Educação Básica no Brasil. Baseada nos pressupostos da etnografia, a coleta dos dados ocorreu durante observações realizadas no cotidiano escolar, guiadas pelo objetivo de entender a organização de uma escola francesa e de analisar a presença e utilização de dispositivos digitais no ensino da língua materna. No decorrer da história das civilizações, pode-se constatar um movimento de superação dos suportes de escrita e, em decorrência disso, o surgimento de novas formas de ler e de escrever, que criaram novas competências humanas para pensar o mundo. Nesse contexto, o presente texto analisará uma situação para demonstrar como a rede wi-fi, disponibilizada no interior da escola, possibilita o livre acesso à internet em cada sala de aula, permite ao professor desenvolver atividades significativas no decorrer de sua jornada de ensino, e coloca os alunos em situação real de leitura.

Palavras-chave : Educação na França; Ritual de Leitura; Internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )