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Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SA, Giedre Teresinha Ragnini de  y  ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas educacionais e pesquisa acadêmica: uma reflexão sobre a escola unitária em Antonio Gramsci enquanto um objeto de investigação. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.223-237. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(12).

Este texto é fruto de uma pesquisa de Políticas Educacionais cujo objetivo foi refletir sobre a categoria de "escola unitária" de Antonio Gramsci destacando o compromisso político do autor para com a superação da sociedade capitalista e implementação de um novo modelo de sociedade, o que fica claro a partir da sua concepção do processo de trabalho. Portanto, para Gramsci, a "escola unitária" constitui-se numa proposta educacional voltada para a emancipação da classe trabalhadora. Consideramos importante ressaltar que essa alternativa de educação emancipatória encontra no princípio educativo gramsciano a unidade entre vida e escola. Assim, retoma o "ideal humanístico", pressuposto necessário à civilização contemporânea, ou seja, que a escola transforme-se em devenir e, em consonância com Gramsci, "rica de noções concretas" para além da escola dos "interesses práticos" que confunde a democracia, pois se destina a perpetuar as diferenças sociais e a cristalizá las como práticas emancipatórias.

Palabras clave : Escola Unitária; Gramsci e a Escola; Educação Escolar e Princípio Educativo.

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