SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Educational policies and academic research: a reflection on the unitary school in Antonio Gramsci as a research objectThe social commitment as pedagogical practice in higher education: a case study in the course of Social Service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BOESSIO, Cristina Pureza Duarte; SELAU, Bento  and  ACOSTA, Simone David. A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolar. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.239-253. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(13).

Este estudo teve como objetivo constituir um grupo de trabalho - por meio de reuniões, momentos de reflexão e interação com os docentes - a fim de fazer emergir as potencialidades de cada um, contribuindo, assim, para o crescimento do fazer coletivo. O procedimento metodológico foi o da intervenção pedagógica, realizada em escola da cidade de Jaguarão, RS, em 2013. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas e diário de campo. A realização desta pesquisa favoreceu alguns aspectos fundamentais para o melhor funcionamento da escola: houve um aumento da participação dos docentes nas atividades propostas pela equipe diretiva e um estímulo maior no planejamento das aulas em consequência da socialização de experiências propostas nas reuniões pedagógicas.

Keywords : Grupos; Educação Básica; Intervenção Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )