SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40The constitution of the group by the group: qualifying the school spaceA study on the training of the Physical Education teacher in the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BISSOTO, Maria Luísa  and  VICENTE, Maria Isabel. O compromisso social como fazer pedagógico na Educação Superior: um estudo de caso no curso de Serviço Social. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.255-269. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(14).

Discute-se uma proposição didática humanista para a Educação Superior, contraposta à lógica mercan til da formação acadêmica, o Projeto Integrador de Pesquisa do curso de Serviço Social. Essa proposição, que vem sendo desenvolvida numa graduação em Serviço Social, caracteriza-se por vincular ensino e investigação socialmente comprometida. Metodologicamente, o referido Projeto é explanado e avaliado no âmbito do Modelo de Zona de Conhecimento Gerador, pretendendo averiguar se essa didática está sendo efetiva na construção de conhecimento capaz de gerar transformação social. Analisam-se as percepções dos estudantes em relação à sua participação nessa proposta, colocando-se também a reflexão sobre qual a missão da Universidade na sociedade contemporânea nesse sentido.

Keywords : Educação Superior; Conhecimento Gerador; Serviço Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )