SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolarUm estudo sobre a formação do professor de Educação Física no estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BISSOTO, Maria Luísa  e  VICENTE, Maria Isabel. O compromisso social como fazer pedagógico na Educação Superior: um estudo de caso no curso de Serviço Social. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.255-269. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(14).

Discute-se uma proposição didática humanista para a Educação Superior, contraposta à lógica mercan til da formação acadêmica, o Projeto Integrador de Pesquisa do curso de Serviço Social. Essa proposição, que vem sendo desenvolvida numa graduação em Serviço Social, caracteriza-se por vincular ensino e investigação socialmente comprometida. Metodologicamente, o referido Projeto é explanado e avaliado no âmbito do Modelo de Zona de Conhecimento Gerador, pretendendo averiguar se essa didática está sendo efetiva na construção de conhecimento capaz de gerar transformação social. Analisam-se as percepções dos estudantes em relação à sua participação nessa proposta, colocando-se também a reflexão sobre qual a missão da Universidade na sociedade contemporânea nesse sentido.

Palavras-chave : Educação Superior; Conhecimento Gerador; Serviço Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )