SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40O compromisso social como fazer pedagógico na Educação Superior: um estudo de caso no curso de Serviço SocialA dor e o sofrimento como preceitos educativos pintados por Giotto di Bondone em O Massacre dos Inocentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; SIMOES, Regina Maria Rovigati  e  OLIVEIRA, Alessandra Andrea Monteiro de. Um estudo sobre a formação do professor de Educação Física no estado de São Paulo. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.271-286. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(15).

As estruturas curriculares nos cursos de formação docente se apresentam como um aglomerado de disciplinas que não se articulam. Na área da Educação Física não é diferente. Diante dessa constatação analisamos as matrizes curriculares de 176 cursos de Licenciatura em Educação Física, das Instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo. Nesse artigo discutimos os dados das instituições públicas. A partir das diretrizes específicas, identificamos as disciplinas das dimensões de Formação Ampliada e Específica, verificando uma predominância de carga horária na dimensão Didático Pedagógica. Há diferença significativa no total de horas de cada dimensão, demonstrando grande diversidade nas estruturas curriculares. Constatamos a necessidade de reformulação na formação inicial do professor, revisitando suas múltiplas relações. É preciso superar antigas propostas, para construir novos currículos, viáveis numa perspectiva de práxis.

Palavras-chave : Educação Física; Formação Docente; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )